Alienígenas podem estar se escondendo em 'zonas de crepúsculo', alega especialista

 


Alienígenas podem estar escondidos em 'zonas de terminação', ou zonas de crepúsculo – linha a qual separa o lado que está de dia e o que está de noite - em planetas fora do Sistema Solar.

Muitos exoplanetas estão bloqueados por maré, o que significa que um lado está sempre voltado para o astro o qual orbitam e o outro está em constante escuridão.

Os astrônomos descobriram que esses planetas têm uma faixa ao seu redor que pode abrigar água - um ingrediente vital para a vida.


A linha divisória entre os lados diurno e noturno do exoplaneta é chamada de 'zona terminadora' e os especialistas acreditam que é um 'ponto ideal', pois a temperatura pode sustentar a vida alienígena.

"O lado do dia pode ser escaldante, muito além da habitabilidade, e o lado da noite vai ser gelado, potencialmente coberto de gelo. Você poderia ter grandes geleiras no lado noturno. Você quer um planeta que esteja no ponto ideal da temperatura certa para ter água líquida’’, explicou a Dra. Ana Lobo, da Universidade da Califórnia.

"Estamos tentando chamar a atenção para planetas com mais limitação de água que, apesar de não terem oceanos generalizados, podem ter lagos ou outros corpos menores de água líquida e esses climas podem ser muito promissores. Ao explorar esses estados climáticos exóticos, aumentamos nossas chances de encontrar e identificar adequadamente um planeta habitável no futuro", acrescentou.



Comentários

Postagens mais visitadas