O misterioso pentagrama do Google Maps

Um estranho e misterioso pentagrama, gravado na superfície da Terra em um canto remoto do Cazaquistão, pode ser visto no Google Maps. Após a notícia se espalhar, os teóricos da conspiração iniciaram as discussões sobre o que poderia significar este pentagrama. Uma arqueóloga acabou com o mistério e revelou a fonte da misteriosa estrutura. Confira!

O que é o pentagrama do Cazaquistão?


Um pentagrama é, basicamente, uma estrela de cinco pontas, cercada por um círculo. Essa imagem pode ser claramente visualizada no Google Maps, em uma região localizada na margem sul do Reservatório do Alto Tobol. Curiosamente, essa área quase não apresenta sinais de habitação humana. Uma das comunidades mais próximas da região é a cidade de Lisakovsk, que fica a cerca de 20 quilômetros da área do pentagrama.


Coordenadas: 52°28'46.9"N 62°11'07.8"E



A região no entorno de Lisakovsk está repleta de antigas ruínas arqueológicas. Os assentamentos da Idade do Bronze e os cemitérios foram pouco explorados pelo homem. É exatamente nesta localidade que se encontra um pentagrama de 366 metros de diâmetro, ao lado de um lago do Cazaquistão.


Para os teóricos da conspiração, o símbolo tem relação com a adoração ao diabo, com seitas religiosas ou seres sobrenaturais. Ao ampliar o centro do pentagrama, as pessoas podem ver dois lugares destacados no Google Maps: um ponto é chamado Adão, e o outro recebeu o nome de Lúcifer.

O pentagrama é, na verdade, um símbolo antigo, comumente usado por muitas culturas não satânicas e por grupos religiosos. O desenho foi adotado pelos mesopotâmicos, pelos pitagóricos, pelos cristãos, maçons e pela religião pagã wica.

O pentagrama do Cazaquistão não é a primeira descoberta estranha exposta pelo Google Maps. No deserto do Novo México também é possível ver os desenhos de dois grandes diamantes cercados por um par de círculos sobrepostos. Este é supostamente o local onde estaria escondido um tipo de cofre pertencente à Igreja da Cientologia.

Embora seja difícil discernir a partir de uma fotografia aérea o que é o pentagrama do Cazaquistão, a arqueóloga Emma Usmanova parece ter uma resposta. Para ela, a imagem é um esboço de uma estrela, um símbolo popular durante a era soviética, quando o território do Cazaquistão ainda pertencia à União Soviética.

De acordo com a arqueóloga, as estrelas eram usadas frequentemente durante a existência da União Soviética para decorar fachadas, bandeiras e monumentos. Vale lembrar que a União Soviética foi extinta e dividida em 1991. 

Fontes: Live Science, English Russia. / Imagens: GoogleMaps


Comentários

Postagens mais visitadas