Venda de PCs caiu 1,3% em 2018, aponta análise preliminar da Gartner
O ano de 2018 acabou, mas a maré ruim para o mercado de PCs, não: análise publicada pela Gartner revela que foram vendidas 68,6 milhões de unidades no último trimestre de 2018, uma queda de 4,3% em relação ao mesmo período no ano anterior. O saldo foi negativo também no agregado anual: 259,4 milhões de unidades em todo o mundo em 2018, 1,3% a menos do que em 2017.
Para o analista sênior Mikako Kitagawa, a queda está relacionada a questões na oferta de CPUs, o que gerou problemas para a cadeia de produção de computadores. Isso freou o avanço visto nos dois trimestres anteriores (o segundo e o terceiro de 2018) e impediu que as fabricantes atendessem a demanda de mercado, crava o especialista da Gartner.
Outro problema teria sido “as incertezas políticas e econômicas em alguns países”, como questões situações negativas enfrentadas por “grupos consumidores vulneráveis” nos Estados Unidos, como empresas pequenas e médias. Por fim, a demanda dos compradores finais não decolou no final de ano, época tradicionalmente fértil para as vendas.
Comentários
Postar um comentário